segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cyberbullying e falsidade ideológica

Gente, seguinte...
Faz pouco mais de um ano que venho recebendo comentários anônimos ameaçadores e difamadores aqui no blog. Logo no começo pensei em tomar uma decisão séria sobre isso, ir à delegacia, mas deixei pra lá - pensei "um dia essa pessoa cansa e me esquece" (quem tem o mínimo de vivência com leitura ou jornalismo percebe que esses comentários foram feitos por uma única pessoa). Como sempre vejo outros blogs (os grandes, principalmente) reclamando de comentários ofensivos achei que era algo comum e ignorei. Ignorei por um ano e meio, até que hoje descobri que eu não sofria apenas um cyberbullying, mas também que há um bom tempo tem uma pessoa se passando por mim deixando comentários ofensivos em outros blogs e até mesmo me queimando com pessoas da imprensa que trabalham com moda. Parece até coisa de filme sobre psicopatas, né? Mas é algo bem real, e só nesse parágrafo que escrevi aí em cima vocês já podem perceber dois crimes que andaram sendo feitos contra mim.

Sendo assim, peço desculpas por qualquer constrangimento que essa pessoa tenha causado em meu nome - seja com blogueiros, jornalistas, produtores ou até marcas. Quem me conhece sabe que eu seria incapaz de fazer algo como isso. Sou uma pessoa que quer muito crescer profissionalmente e pessoalmente. Luto pra caramba pra atingir meus objetivos de forma correta e em paz.

Bem, o segundo propósito desse post é avisar a pessoas que estejam passando por qualquer tipo de bullying ou sitação parecida com a minha que não façam como eu, que deixei a coisa "de lado". Procurem as autoridades. Registrem tudo, arrumem um advogado... Um comentário anônimo num blog pode ser rastreado pelo IP - e aí a pessoa que fez isso pode ser descoberta. Um e-mail também pode ser um documento, sabe? Resguardem sua integridade pra que a "coisa" não chegue ao ponto que chegou comigo. Isso tudo é muito sério e é crime. 

Quanto ao meu caso? Tudo está documentado e sendo entregue à polícia.

5 comentários:

  1. Muito bem! Decisão apoiada.
    Já passamos por isso também. Era comentário preconceituoso e ofensivo.
    Caso de Polícia Federal.

    Força aí!
    Francisco e Sandra, Babel das Artes

    ResponderExcluir
  2. Menina, comentários ofensivos é uor. Andei recebendo no meu blog tbm, mas como apaguei e não comentei, a pessoa acabou me esquecendo. Mas se passar pela pessoa, não pode msm! Falsidade ideológica é crime. Eu acho isso muita inveja de ti, que consegue ser uma ótima profissional sem precisar passar por cima de ninguém.

    ResponderExcluir
  3. Apoiadíssima!

    Pessoas que fazem esse tipo de ação são no mínimo psicopatas. É muita inveja, muito problema emocional e psicológico junto.
    Sem falar na falta de criatividade pra pelo menos ser original nos comentários.
    Devemos tomas nossas providências.

    ResponderExcluir
  4. que absurdo! acho que essa pessoa não tem o que fazer da vida, só pode! Deve ter algum jeito de descobrir Sarah, a polícia vai saber te explicar.

    te benze e toma um banho de sal grosso. e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Sarah, bote quente mesmo, denuncie, o direito só se faz através da luta, eu como advogado bem sei disso.
    E aproveitando o ensejo e dando uma de advogado chato, mas um dos crimes cometidos não é propriamente o de falsidade ideológica, mas sim de outro crime de falsidade, o chamado "Falsa Identidade":

    Falsa identidade

    Art. 307 - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

    ResponderExcluir