sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Franca Sozzani

Franca Sozzani, editora da Vogue Itália


Há 23 anos, Franca Sozzani é a mulher que ocupa o posto de editora da Vogue Itália, uma das principais publicações de moda do mundo sediada no país que, como todos bem sabem, também é uma das capitais mundiais da moda. Por estar à frente de uma publicação tão poderosa no meio, podemos dizer que Franca é uma das maestrinas que regem o chamado "mundo da moda". Muito além de tendências e consumo, as edições da Vogue Itália são bastante reflexivas sobre moda e sociedade - como uma edição sobre os excessos da cirurgia plástica, por exemplo. Não a toa, ela foi nomeada como Embaixadora da Boa Vontade da ONU para o projeto "Fashion 4 Development". Tenho estudado um pouco o papel dos editores de moda, essa história deles deixarem de ser as pessoas por trás das notícias para serem a notícia, e hoje pela manhã me deparei com essa entrevista de Franca para o Portal FFW [para a repórter Stephanie Noelle - olho nela, essa menina vai longe!]. Admiro um bocado o trabalho dela e achei o texto tão bacana que decidi compartilhar com vocês um trecho. Para ver a entrevista completa, clique aqui.


Portal FFW: O papel do editor parece ter mudado de observador da moda para participante. Você foi surpreendida por essa mudança?
Franca Sozzani: Eu acho que o trabalho mudou completamente nos últimos 20 anos, assim como a moda tem se tornado cada vez mais e mais rápida. E então nos últimos 10 anos, mudou completamente, para os designers também. Com a enorme distribuição de Zara, H&M e Mango, tudo isso mudou o ponto de vista. Eu acho que isso é fantástico porque todo mundo pode fazer parte do mundo da moda e eles podem estar vestidos de uma maneira fantástica. O limite é que isso se tornou tão global, tão a mesma coisa, que é muito difícil para um designer encontrar uma nova maneira de existir. Para eles se tornou mais e mais difícil de achar um novo jeito de ser.

Não é como se eu fizesse essas edições porque eu me sinto provocadora. Eu faço assim porque eu me sinto assim. Digamos que eu vou por instinto. Isso é certeza. Eu posso mudar uma edição até dez dias antes de ser lançada, porque se, por instinto, eu sentir que não está boa, que está chata, ou que eu não gosto dela, então não é bom para nós e eu mudo.
Portal FFW: Li pelo menos quatro entrevistas que você concedeu a semana passada. Por que as pessoas são fascinadas com os editores de revistas?
Franca Sozzani: Acho que isso aconteceu por diferentes razões. Isso deve ter acontecido provavelmente porque eu disse alguma coisa boba, como “Eu não sei por que eu deveria me casar de novo, porque eu era muito melhor do que o homem que eu namorava”, e então isso se tornou uma história. A internet é tão rápida, e essa frase foi captada. Às vezes eu digo que eu acho que elegância é muito entediante, ou que eu odeio fashionistas. Você começa com algo que disse em uma situação, e depois os jornalistas pegam uma frase e dizem só aquilo. Não é que eu acordo e digo “Eu odeio fashionistas”. Mas eu realmente odeio fashionistas.


E tem outra matéria legal do FFW sobre editores de moda como protagonistas das notícias aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário