segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

maquiagem para o inverno


esboço do make de Fabiana Gomes para 2nd Floor


Apesar de adorar maquiagens desde pequenininha, sou o tipo de pessoa que normalmente não se liga muito em tendências para elas. Acho que a "coisa" deve estar apenas de acordo com o look e a personalidade da pessoa. E daí, se você está num dia "Blondie", pq não usar um make neon meio gráfico? Ou se você anda num dia meio "Rita Hayworth", da-lhe o cabelão platinado e o batom vermelho. Mas sim, claro que existem tendências de maquiagens.


o marrom esfumaçado do make do Jefferson Kulig


Lá no SPFW uma das coisas que mais fiz foi visitar bastidores de desfiles e conversar com as pessoas que cuidam da beleza dos desfiles. Profissionais super renomados como Robert Estevão, que assinou a beleza de vários desfiles e ainda foi um fofo todas as vezes que fui "aperriar" ele, Max Weber, Vanessa Rozan, Fabiana Gomes (maquiadora sênior da Mac no Brasil), entre outros, são os artistas responsáveis por dar o toque final do conceito criado pelo estilista.



make Animale


Alguns desfiles são mais performáticos e por isso exigem uma maquiagem condizente com a apresentação (vide desfiles do Lino Villaventura, Isabella Capeto e Alexandre Herchcovitch). Entretanto, uma das coisas que percebi é que nesse inverno a maquiagem vem com toques de cotidiano, sim. Boa parte dos desfiles mostravam maquiagens para mulheres da vida real, aquelas que enfrentam o cotidiano e mantêm a elegância - isso associado a cabelos meio andróginos (coques e rabos-de-cavalo), práticos e sofisticados. Para isso, a pele sempre vinha limpa - os chamados "makes de beleza". O máximo de cor que encontrei foram os olhos esfumaçados em marrom, provocando profundidade, [o que me deixou feliz pois ando no maior vício de marrom esfumaçado nos olhos] ou um blush apenas para marcar. Nada pesado, tudo muito minimalista.



Vídeo que fiz no backstage Do Estilista, onde Robert Estevão explica a beleza do desfile

Um comentário: