segunda-feira, 8 de março de 2010

em tempos de oscar... parte2

Ah, sei lá, não vou comentar os looks mais badalados do Oscar, esse lance todo de red carpet. Acho que isso a maioria dos blogs e cadernos de moda já devem ter feito. Andei pensando e achei que seria uma boa mostrar pra vocês alguns figurinos de filmes que ví ano passado e me chamaram atenção, mas que não são necessariamente do ano passado ou indicados ao Oscar.

Quando falamos em figurino uma coisa conta bastante - a direção de arte. Um figurino maravilhoso não salva uma direção de arte ruim e vice-versa. É preciso ter muito cuidado com essa questão plástica ao se fazer um filme, principalmente porque o figurino não "trabalha" sozinho num audio-visual, ele "se faz" quando somado à direção de arte, direção de fotografia e cenografia - além, claro, da atuação. E aí faz-se a mágica. =]

Aí vai meu "top 5 off Oscar 2010":

1) 500 days of Summer [(500) dias com ela]

Não tem como não se apaixonar pelas roupas retrôs que a Zoey Deschanel usa nesse filme - passei semanas depois de ver o filme usando vestidinhos fofos como os da Summer. Figurino realista da Hope Hanafin que, junto com a direção de arte, deixou o filme com uma pitada retrô e azulada deliciosa.
PS: vocês notaram alguma semlhança com o ultimo desfile da Prada?

2) Coco before Chanel [Coco antes de Chanel]

Esse já se tornou um clássico, dispensa comentários...

3) Notebook on Clothes and Cities

Documentário incrível do Wim Wenders, de 1989, sobre o Yohji Yamamoto. Ok, é um documentário e talvez nem tenha categoria "figurino", mas as roupas são incríveis mesmo assim. Recomendo a qualquer pessoa que, simplesmente, goste de moda.

4) Los Abrazos Rotos [Abraços Partidos]

Filme de Almodóvar a gente percebe que é dele de longe. Há um tempo eu dizia que bastavam as cores. Mas acho que mudei de ideia depois que ví Abraços Partidos. Nesse filme ele volta a usar elementos kitsch e, claro, muito Chanel. Acho que é isso, o figurino de Almodóvar é sempre muito especial. Tem elementos kitsch, tem marcas icônicas, cores fortes e... Ah, e o melhor de todos está nesse aqui: referências a outros figurinos inesquecíveis, como Maryllin Monroe e Audrey Hepburn.

5) Encarnação do Demônio

Filme do nosso querido José Mojica Marins que ví ano passado no Cineport. Figurino de Alexandre Herchcovitch e trama incrivelmente divertida. Ah, é... Diversão, sim! heheheh... Prestem atenção numa cena em que Johnny Luxo e Alexandre Herchcovitch aparecem rapidamente vestidos de mulheres. (L)

Poderia passar a noite inteira aqui escrevendo sobre filmes que assisti ano passado e curti o figurino, mas como alguma hora a coisa tem que acabar, fecho aqui o post. Ah, me digam vocês, quais figurinos viram ano passado e acharam interessantes?

2 comentários:

  1. Acredita que ainda não assisti Coco before Chanel? pois é, mas em breve me atualizarei.
    :*

    ResponderExcluir
  2. "Coco antes de Chanel" é lindo pra quem conhece um pouco de chanel antes do filme e pra quem sabe um pouco da importância de Coco na historia da moda. No entando acho que o resto dos espectadores não se encantam tanto assim, esse é o único defeito do filme, é feito para os fãs!

    ResponderExcluir