quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Fluor, neon - 80's na veia!

Vocês sabem de onde veio a tendência mais divertida (e colorida) do verão?

Na década de 80, a vida urbana e o avanço tecnológico ficam mais evidentes. Rádios portáteis, fitas cassete, computadores domésticos... A música começa a ganhar mais visualidade com o vídeo-clipe. Foi aí que os artistas passam a investir mais em seu visual – herança da década de 1970, onde David Bowie e Marc Bolan conquistaram o mundo do glam rock com maquiagens, brilhos e roupas extravagantes.

David Bowie em sua fase glam na década de 1970

A moda nunca havia sido tão evidentemente inspirada pelas ruas. A música (a new wave) invadia as rádios e a MTV dava as cores disso tudo nas telas. Músicos como Cindy Lauper, Madonna, Boy George e Pet Shop Boys se tornaram grandes ícones da moda, misturando cores e estilos numa só roupa. No Brasil, os representantes eram o Kid Abelha e os Titãs. Todos usavam cores fortes, maquiagens e tinham um ar divertido – uma resposta aos sombrios anos 1970, onde reinaram absolutas bandas de rock como Ramones, Sex Pistols e The Stooges.

Capa do disco "She's so unusual" da Cyndi Lauper, de 1983

Toda essa efervecência da década de 1980 foi traduzida nas passarelas de verão 2010. Estampas geométricas, maquiagens e cores fortes serão as grandes vedetes da estação, acompanhadas do brilho do dourado. O shape é meio "misturado" - ombros altos e largos pra vestidos coladinhos, saia "bufante" se a parte de cima for mais justa... E muitos, muitos e lindos vestidos tomara que caia que eu estou louquíssima pra ter - como o de André Lima da foto a seguir.

Vestido André Lima [eu quero!] da coleção de verão 2010


Um comentário: