sexta-feira, 16 de abril de 2010

a cultura está na moda e a moda está na cultura


Mês passado aconteceu em Brasília a II Conferência Nacional de Cultura. A conferência é um evento, um momento que reúne a sociedade civil pra que ela interceda e fiscalize a política nacional - nesse caso, as políticas culturais. A delegada do setor de artes plásticas aqui na PB, Sandra Vasconcelos, é jornalista do Guia Cenário Cultural (revista que eu edito). Ela estava lá na conferência e me passou essa informação muuuito bacana sobre a moda. Aí vai o e-mail que ela mandou, falando sobre a aprovação da moção 23, que diz respeito à moda:

Moção 23 (Aprovada)

Observação minha: Moção é uma proposta apresentada em uma assembléia deliberativa. Para ser aprovada deve-se colher um mínimo de assinaturas. No caso da Conferência, pelo menos 20% dos delegados presentes teriam que endossar o documento para que fosse aprovado.

Nós delegados da II Conferência Nacional de Cultura, reunidos em
Brasília no período de 11 a 14 de março de 2010, consideramos que
“a cultura está na moda e a moda está na cultura” chegou a hora da
cultura ser entendida como arte e cultura. O setor da moda
representa o 4º maior PIB do país. Neste sentido, queremos ampliar
a compreensão geral de que a moda – setor têxtil e do vestuário
contemplando os arranjos produtivos locais, representado por micro,
pequenas e médias empresas, presentes em todos os setores
culturais que se seguem:

A) Teatro, cinema, circo, dança (figurino)
B) Musica (figurino, trilha sonora)
C) Arquitetura (projeto de ambiente e arquitetura da moda)
D) Cultura popular, indígena, afro-brasileira (influencia cultural,
ancestralidade, figurino, técnicas artesanais, ambiência)
E) Artes visuais, digitais (influência estética, recursos técnicos e
tecnológicos)
F) Livro, leitura e literatura (registro, temas, ilustrações)
G) Museu (conteúdo e expositivo)
H) Patrimônio material e imaterial (legitimação da memória dos ofícios)
I) Design (Referência estética e conceitual)

Entendemos e pedimos apoio para viabilizar projetos culturais de
inclusão social e formação profissional nos níveis técnicos,
tecnológicos e científicos que possibilitem dos meios de produção,
promova processos sustentáveis que resultem na formalização da
indústria criativa de moda e o design como diferencial competitivo
nas comunidades estratégicas para o desenvolvimento cultural
regional.

Total de assinaturas: 265

Sandra Vasconcelos

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